Todos os dias somos bombardeados por e-mails em nossa caixa de entrada. Como nosso tempo é escasso, abrimos e lemos apenas alguns. Este é o comportamento da maior parte dos consumidores e, para chamar sua atenção quando o assunto é e-mail marketing, alguns cuidados devem ser tomados.O que a sua empresa pode fazer para mandar uma comunicação dirigida de forma eficiente? Seguem alguns conselhos:

1. Ninguém deve entrar sem ser convidado. Essa é a regra que prevalece no nosso convívio social diário. Sendo assim, o primeiro cuidado que se deve tomar é mandar e-mail marketing somente para quem solicitou. No site da empresa, pode ter uma área para a pessoa se inscrever para receber o conteúdo via e-mail. E isso ainda não é o suficiente. Um e-mail de confirmação deve ser enviado ? pessoa que solicitou o serviço, para que ela confirme novamente que deseja receber o e-mail da empresa. Esta prática é chamada “double opt-in” ou dupla confirmação.

2. ?? importante também deixar clara a periodicidade do e-mail marketing, ou seja, com que freqüência a pessoa o receberá. Mandar mais de um e-mail marketing por semana não é recomendado.

3. A opção de descadastramento também é um item a ser considerado e deve constar em todo e-mail marketing enviado. Quem optou por receber tem o direito de interromper o serviço quando desejar.

4. O assunto do e-mail (“subject”) deve ser relevante para o consumidor e, principalmente, ter relação com o conteúdo do e-mail. Assim, evita-se que a pessoa se sinta enganada, ao ver um assunto que não condiz com o que está escrito no corpo do e-mail.

5. Assim como o assunto, o conteúdo também deve ser relevante para o consumidor. As empresas devem estudar bem o seu target e encaminhar e-mails que possam interessar ao seu público.

Essas são, resumidamente, algumas boas práticas de e-mail marketing. Se bem aproveitadas, podem trazer benefícios ? comunicação de sua empresa, fazendo-a conquistar um espaço não somente na caixa de entrada, mas no coração dos consumidores.