Home, quem somos, clientes, produtos e contato… Já viu estes menus antes? Bom, se seu site está limitado a apenas estas opções, pode ter certeza de que seu aproveitamento em relação a tudo aquilo que a Web 2.0 pode lhe oferecer está mal aproveitado… Será que apenas estar presente na web, basta?

Certo, mas o que há de tão interessante nesta Web 2.0 e como posso fazer uso dela?! Uma resposta e múltiplos desdobramentos: INTERATIVIDADE.

Conhecer o seu cliente é fator-chave para a tomada de decisões estratégicas: onde mora, o que pensa, o que costuma comprar, qual a opinião sobre sua empresa, o que ele gostaria que fosse mudado em seus produtos… Certamente pesquisas pontuais para cada um destes itens acima citados, custariam fortunas e necessitariam de ainda mais investimentos para sua atualização constante. Interagir com seu público por meio de canais virtuais, redes sociais (Twitter, Orkut, MySpace, Flickr, YouTube) é a solução de múltiplas necessidades que, além de transparecerem uma personalidade corporativa moderna, podem trazer-lhe lucro.

Mas, como tirar vantagem disso? Bem, seu site pode funcionar como um catalisador de novas idéias para lançamentos de produtos, pode se tornar um terminal de consulta para suporte técnico (auto-atendimento), receber o feedback em tempo real sem grandes custos… A lista de possibilidades é imensa e com estratégias específicas para cada segmento. Confira alguns exemplos de empresas que alcançaram bons resultados utilizando elementos da Web 2.0 em sua comunicação (fonte: Forrester.com)

Porém, para o devido aproveitamento de todos estes recursos disponíveis e de baixo custo, a contratação de uma empresa especializada em Comunicação Digital é fundamental.

mapa_redes_sociais

Mapa que exibe a pluradidade de redes sociais. Extraído de? FredCavazza.net