e-CommerceCom a internet cada vez mais presente na vida dos brasileiros, nunca é tarde para começar a vender pela web. Dados do portal e-Commerce mostram que 80 milhões de brasileiros já estão online e movimentaram cerca de R$22 bilhões em vendas no comércio eletrônico em 2012.

O mercado online também abre as portas para que pequenas lojas encontrem clientes por todo o país e expandam os negócios muito além do esperado. É o caso de Carlos Vistra e sua mulher Adriana Tetilla, donos da loja online Doce Beleza.

Após cinco anos e um investimento de R$13 mil, o casal de empresários conseguiu faturar R$12 milhões apenas em 2011. Mas para conseguir um lugar na web, é preciso ter alguns cuidados na hora de criar sua loja.

1. Escolha a ferramenta certa
Existem diversas plataformas de venda de produtos online, tanto gratuitas como pagas. Antes de escolher, veja qual oferece os recursos que você precisa, como diferentes formas de pagamento, customização de aparência da loja e um canal de atendimento ao cliente.

2. Lembre-se dos buscadores
O que move a internet são os grandes buscadores como o Google, portanto é necessário tomar alguns cuidados para que eles possam localizar sua loja, como escolher títulos objetivos, palavras-chaves específicas e criar link entre os produtos.

3. Crie uma identidade para sua loja
Para conquistar um cliente é preciso que ele se identifique com a loja e tenha certeza do que você vende. Crie um padrão próprio para descrever seus produtos de forma clara e objetiva, use categorias para distribuí-los e sempre coloque fotos.

4. Fique de olho na competição
Com o auxílio dos buscadores, o internauta pode comparar qualquer produto da sua loja em questão de segundos. Portanto é importante não baixar sua guarda e sempre verificar o que a concorrência têm feito para não ficar em desvantagem.

5. Crie uma comunidade
Hoje em dia, a interação entre os internautas e as empresas é fundamental. Crie páginas oficiais em redes como Facebook e Twitter e incentive a participação dos seguidores com enquetes e avaliações dos produtos. Dessa forma mais pessoas conhecerão sua loja.

Mídias Sociais

Segue abaixo cinco ideias para promover a interação entre a empresa e seus clientes em redes sociais, além de destacar o produto.

  • Publicação de fotos no Facebook que ilustrem os melhores cases da empresa. A descrição da foto destaca o case e marca o cliente que usa a ferramenta, caso ele tenha uma página oficial.

  • Enquetes de opinião. Podem ser feitas perguntas como quais melhorias podem ser feitas na ferramenta, quais funções os clientes gostariam que fossem implementadas ou quais funcionalidades são as mais úteis.

  • Depoimentos de clientes, em vídeo ou imagem com legenda, ressaltando os motivos de terem escolhido a ferramenta.

  • Infográficos que mostram estatísticas de uso da ferramenta

  • Dicas de como usar a ferramenta com mais facilidade.

Texto: Rafael Ribeiro